Formas diferentes de ganhar dinheiro

29jan - by Filipe - 2 - In Dinheiro Trabalho

A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas escapar das antigas. (John Maynard Keynes)

Essa frase do economista John Maynard Keynes nos diz muito a respeito do nosso pensamento conservador no que diz respeito a ganhar dinheiro.

Renda passiva

Pensando em formas alternativas de ganhar dinheiro encontrei o livro Renda Passiva: investimentos que fazem seu dinheiro trabalhar para você, da autora Lisa Nemur.

Segundo a autora, a lógica da renda passiva é que, antes de obtê-la, você deve fazer o seu trabalho de construção do(s) ativo(s) gerador(es) dessa renda. Só então você pode descansar e usufruir do dinheiro.

A melhor maneira de começar a fazer isso é juntando um dinheiro todo mês, uma quantia fixa para investir.

Por outro lado, algumas fontes de renda passiva são geradas sem um investimento de capital para criá-las ou mantê-las. Nesse caso, o principal são a criatividade, o talento e a inovação necessários para gerar um grupo de ativos que sejam rentáveis no futuro. Tais ativos podem ser o produto de um hobby, de uma habilidade ou de um talento, que gerarão renda com pouco trabalho, depois de criados.

Muitas pessoas desconhecem as inúmeras vias de obtenção de renda passiva. Em muitos casos, pensam apenas nos veículos de investimento tradicionais: ações, imóveis, títulos de renda fixa, etc.

Mas a verdade é que não há um limite de coisas que você pode fazer para obter renda passiva, desde que você tenha a capacidade e a vontade de trabalhar necessárias para transformar uma ideia num ativo gerador de renda.

Ideias para geração de renda passiva

Lisa Nemur, em seu livro sugere algumas formas para a gente começar os trabalhos. Vejam:

1. Empréstimo pessoa-a-pessoa

A lógica do empréstimo peer to peer (pessoa a pessoa) é obter uma taxa de juros maior do que a recebida nos bancos tradicionais. Ao invés de emprestar seu dinheiro para um banco, você faz o papel de banco e empresta seu dinheiro a quem dele necessite. Você ganha mais juros do que ganharia no banco, e o tomador do empréstimo paga menos juros do que pagaria ao pegar o dinheiro emprestado no banco.

Essa modalidade infelizmente não funciona sempre e nem em todo lugar, porque depende das leis que regulam o mercado.

Em princípio, não há vedação alguma de que uma pessoa empreste dinheiro a outra, cobrando juros – trata-se do contrato de mútuo.

No Brasil, a Lei de Usura (Decreto nº 22.626/33) impede que uma pessoa empreste dinheiro a outra a juros altos – prática conhecida como agiotagem. De acordo com o sistema brasileiro, as instituições financeiras podem emprestar a juros altos, mas não as pessoas comuns.

Qualquer que seja o caso, o problema do empréstimo direto será sempre lidar com os inadimplentes.

2. Escrever um blog

Um blog pode render dinheiro, se atrair tráfego para o site, onde estão diversos banners de propaganda. Quanto mais gente for atraída para o site, maiores as chances de que alguém clique nas propagandas da página. Em cada clique você recebe uma graninha – pouco, mas de grão em grão a galinha enche o papo…

3. Drop shipping

Se você tem uma ideia para um produto que pode ser produzido em massa e a custo baixo, drop shipping pode ser uma boa oportunidade para você. Então, como funciona? De um lado, alguém faz o pedido para você; de outro lado, outro alguém, geralmente uma empresa especializada em montagem, faz o produto a custo baixo e o envia diretamente ao consumidor. O bom é que você não lida diretamente com os produtos, nem se envolve com nada, a não ser a supervisão de todo o processo, do pedido até a entrega. Para saber mais sobre o assunto, consulte a página da Wikipedia.

4. Escritor freelancer

Você pode vender seus serviços de escritor para alguém que precise de conteúdo escrito para um website. Se você gosta muito de escrever sobre assuntos gerais, ou aprecia escrever postagens em blogs, seus serviços podem ser vendidos em sites como Freelancer ou eLance. Há vários sites para os quais escrever, e você pode até construir uma reputação com isso. Infelizmente, nesses sites a demanda por escritores de língua portuguesa é muito menor do que a de escritores de língua inglesa.

Nota: 10 sites para quem quer ser freelancer

5. Vender um eBook

Se você tem um iPad ou um Kindle, então você sabe bem que muitas pessoas aderiram ao download de livros digitais (eBooks). Se você tiver conhecimento especializado em alguma área, gosta de escrever a entende a tecnologia, é fácil produzir um eBook e vende-lo em sites como a Amazon. Se o seu livro encontrar um mercado disposto a consumi-lo, você pode ganhar um bom dinheiro com ele.

6. Criação de aplicativos

O frenesi dos aplicativos ainda não acabou. Adultos e crianças que têm um smartphone entendem e aproveitam os benefícios de alguns aplicativos realmente úteis, e não se importam de gastar alguns dólares ou reais na compra deles.

Dependendo da sua criatividade, você pode inventar um aplicativo que ensine as pessoas algo útil, ou torne a vida delas mais fácil. Nunca se sabe o de que o mercado precisa. Conhecemos programadores que ganharam milhões com a venda de aplicativos.

Nota: Como criar aplicativos para smartphones sem saber programar

7. Licenciamento de fotos e vídeos

Muitos negócios precisam de fotos e vídeos para colocar em websites. Não é necessário ser um especialista para ganhar dinheiro com a satisfação dessa necessidade de mercado; basta saber o suficiente de fotografia, edição de imagens e de vídeos, ou mesmo de música, compondo um “jingle” ou canção, para que possa auferir alguma renda.

Encontre um website especializado em armazenamento (stock) de músicas ou fotos e licencie as suas, recebendo uma pequena porcentagem pelo seu trabalho. A quantidade e a qualidade do seu trabalho vão determinar o quanto é possível ganhar com esse tipo de licenciamento.

Nota: Os 12 melhores sites do mundo para vender suas fotografias

8. Venda no eBay (ou sites similares)

A gigante de leilões da Internet, o eBay, lhe dá a oportunidade de vender muita coisa velha que está pegando poeira na sua casa. Você ainda pode vender coisas em nome de outra pessoa e receber uma pequena comissão. Também é possível comprar itens em grandes quantidades do outro lado do mundo e vendê-los baratinho no eBay.

Sempre verifique quais outros sites de leilões estão disponíveis para adotar essa mesma estratégia.

Minha sugestão pessoal é o Marketing de Afiliados

O mercado de marketing de Afiliados é um dos mais prósperos em nível mundial. Com cada vez mais empresas e usuários trabalhando conjuntamente em prol do mesmo objetivo. Trabalhar com programas de afiliados tornou-se fundamental, tanto para as empresas que pretendem crescer e gerar mais vendas, como para os blogueiros e editores de conteúdos que procuram uma forma eficaz de rentabilizar seus sites e atrair mais leitores. Com um modelo de negócios bastante simples e direcionado para a partilha de receitas sobre as vendas, ambas as partes ganham com o mesmo cliente, o que significa que tanto as empresas quanto os publishers estão trabalhando no mesmo sentido e em prol do mesmo objetivo: ganhar dinheiro!

Nota: TOP 26 programas de afiliados para Ganhar Dinheiro

2 thoughts on “Formas diferentes de ganhar dinheiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *