Como administrar seu bem mais valioso: o tempo

15mar - by Filipe - 0 - In Trabalho

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. (Dalai Lama)

Há meia década assistimos a uma tendência nas discussões online sobre gerenciamento de tempo e sua simplificação. Atualmente é muito aceito que o suficiente seria anotar ao menos duas tarefas todas as manhãs e defini-las como “tarefas mais importantes” do dia, e se você concluir essas duas tarefas, considere que o seu dia foi um sucesso.

Pense sobre isso por um momento. Esta crença essencialmente cede a maioria de suas horas de trabalho ao longo de reuniões separadas por rajadas de emails inúteis na sua caixa de entrada e navegar na web.

Eu, pelo menos, ainda não estou disposto a desistir de tantas horas, pois isso reduziria significativamente o que eu sou capaz de realizar em uma semana típica de trabalho convencional. Gaste mais o tempo que te sobra para organiza-lo.

O que é necessário para um bom plano semanal?

Não é incomum gastarmos duas ou mais horas no início de cada semana planejando como vamos atender a todos os nossos compromissos, sejam eles grandes ou pequenos.

Não é simples elaborar uma programação produtiva: uma meta que exige profunda reflexão especulativa, mantendo o progresso vivo em projetos de longo prazo e despachando as pequenas coisas rápido o suficiente para evitar problemas.

Quando estou planejando meu tempo, me deparo com diversas situações. Por exemplo, tem dias que tenho que equilibrar as obrigações imediatas de manhã, com obrigações de curto e médio prazo a tarde e quando chega a noite, com obrigações de médio e longo prazo, isto é, planejando minha liberdade, como conteúdos para este site e outros projetos.

Junte tudo isso a uma dose pesada de tarefas diárias e você perceberá que é completamente razoável esperar que colocar ordem e sentido nesse caos exigiria uma reflexão profunda.

É verdade que muitas pessoas começam seus dias com flexibilidade, isto é, sem grandes planejamentos, talvez se escondendo quando um prazo imediato não é cumprido, procurando alguma desculpa para justificar. Deixar suas reações de momento controlar sua agenda. No entanto, existe um outro grupo de pessoas que levam a questão do tempo muito a sério, e não têm medo de passar horas tentando descobrir a melhor forma de investir.

Este nível de organização não é para todos; mas todos devem saber que é uma opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *