Técnica para controlar a ansiedade

10maio - by Filipe - 0 - In Psicologia Saúde

Obrigado por tolerar minha ansiedade, compreender minhas loucuras e ter me amado com todos os meus defeitos. (Augusto Cury)

Frustração no trabalho, desemprego, crise econômica mundial, crise política no Brasil, problemas nos relacionamentos com a família, amigos, enfim, são muitas variáveis que podem gerar ansiedade.

A falta de tempo para fazer as coisas que gostamos e queremos fazer é outro fator que, pessoalmente, me deixa muito ansioso. Acredito que milhões de pessoas encontram-se em situações semelhantes a essa.

No entanto, existem técnicas que são bastante eficientes na hora de controlar uma crise de ansiedade. O site Mother Nature Network fez um artigo com um GIF que nos auxilia, através da respiração, a controlar nossa ansiedade .

A ideia é acompanhar toda a evolução da figura co sua respiração. Faça o teste. Inspire e segure, expire e solte o ar. Inspire e segure, expire e solte o ar. Inspire e segure, expire e solte o ar. 

Segundo a psicóloga Christina Hibbert, a técnica funciona por focar nossa atenção totalmente em nossa respiração, diminuindo assim a intensidade com que levamos o ar aos pulmões.

Ela explica que a ansiedade nos faz respirar de forma rápida e não profunda, o que não leva o oxigênio para o cérebro e o restante do corpo de forma correta. Outra característica da ansiedade é pensar apenas em problemas do passado ou medos com relação a vida futura. Esse exercício nos ajuda a deixar a mente focada apenas no momento presente, o que ajuda a tirar os problemas da cabeça.

Portanto, salve esse GIF no celular, pois nunca sabemos quando vamos ter um crise, não é mesmo?

Acompanhe novamente o GIF usando sua respiração. Faça isso toda vez que seu cérebro estiver acelerado. Com o tempo você vai disciplinando sua respiração e nem precisará mais usar a imagem animada.

Em casos mais severos procure ajuda médica e psicológica.

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