9 hábitos para abolir da sua vida

16maio - by Filipe - 0 - In Opinião Trabalho

A falta de tempo é, na realidade, falta de prioridades. (Timothy Ferris)

Listas do que “Não-fazer” são muitas vezes mais eficazes do que listas de que fazer para melhorar o seu desempenho.

A razão é simples: o que você não faz determina o que você pode fazer.

Aqui estão os nove hábitos estressantes e comuns que empresários, estudantes e trabalhadores devem se esforçar para eliminar de uma vez por todas. Os tópicos são seguidos por descrições mais detalhadas. Concentre-se em um ou dois de cada vez, exatamente como você faria se fosse uma lista de itens do que fazer, ou seja, definindo prioridades.

1. Não responda à chamadas de números de telefones não reconhecidos
Sinta-se livre para surpreender os outros, mas não seja pego de surpresa. Essas chamadas só resultam em interrupção indesejada e negociações que não valem a pena. Deixe ir para a caixa postal, e considere o uso de um serviço como GrandCentral (você pode ouvir as pessoas deixando uma mensagem de correio de voz) ou SimulScribe (receber mensagens de voz como e-mail). Você precisa verificar se sua operadora tem algum tipo de serviço similar ou suporte para os citados.

2. Não envie e-mails logo de manhã ou no fim da noite
Isso atrapalha suas prioridades e planos para o dia, e se o fizer a noite provavelmente você terá insônia. E-mails podem esperar até 10h, depois de ter concluído, pelo menos uma de suas tarefas definidas para o dia.

3. Não vá a reuniões sem pauta ou hora pra terminar
Se o resultado desejado é definido claramente com um objetivo claro: pauta/questões a serem discutidas a reunião será muito mais proveitosa. Nenhuma reunião deve durar mais de 30 minutos. Solicite que qualquer reunião seja marcada com antecedência para que você possa se preparar melhor e fazer bom uso do seu tempo e dos outros.

4. Não deixe as pessoas divagarem
Esqueça o “Como vai?” ou o “Como está a família?” Quando alguém te chama. Fique com “Em que posso ajudar?” ou “Eu estou no meio de um trabalho mas em que posso ajudar?” Uma grande parte do GTD (getting things done – fazendo as coisas acontecer) é o GTP (getting to the point – indo direto ao ponto).

5. Não verifique e-mails constantemente
Insisto neste ponto porque isso é um dos principais responsáveis pela queda de produtividade em todo o mundo. Seu foco deve estar na execução dos seus afazeres do dia em vez de ficar respondendo “emergências” durante todo o dia. Configure uma resposta automática e verifique sua caixa de entrada duas ou três vezes por dia, no máximo.

6. Não se comunique em excesso com clientes que dão baixo lucro e muito trabalho
Não há um caminho seguro para o sucesso, mas o caminho certo para o fracasso é tentar agradar a todos. Faça uma análise da sua base de clientes 80/20 de duas maneiras: quais 20% estão produzindo 80% ou mais do meu lucro, e que 20% estão consumindo 80% ou mais do meu tempo? Em seguida, coloque o mais alto e menos produtivo no piloto automático (respostas automáticas), citando uma mudança nas políticas da empresa. Envie-lhes um e-mail com as novas regras como tópicos: número de chamadas admissíveis por telefone, tempo de resposta de e-mail, pedidos mínimos, etc. Ofereça-se para indicar outros fornecedores caso eles não estiverem de acordo com as novas políticas.

7. Não trabalhe de mais para corrigir erros – priorize
Se você não priorizar tudo vai parecer urgente e importante. Se você definir a tarefa mais importante do dia, quase nada vai parecer urgente ou importante. Muitas vezes, é apenas uma questão de deixar pequenas coisas ruins acontecerem (retornar um telefonema tarde e pedir desculpas, pagar uma pequena taxa de atraso de pagamento de alguma fatura, perder um cliente chato, etc. ) para obter coisas mais importantes. A definição de poucas coisas é o que realmente pode mudar a sua vida e negócios.

8. Não carregue o telefone celular com você o tempo todo
Tire pelo menos um dia de folga das coleiras digitais por semana. Desligue o celular, ou melhor ainda, deixe-o na garagem ou no carro. Faça isso em pelo menos um dia no final de semana, e eu recomendo que você deixe o telefone em casa, caso você saia para jantar, por exemplo. E daí se você retornar um telefonema uma hora depois ou ou na manhã seguinte? Você não é o presidente do país! Ninguém deve precisar de você às 8h da noite. Ok, não te encontraram mas o que de ruim pode acontecer? A resposta é quase sempre a mesma: nada.

9. Não espere que o trabalho preencha um vazio que outros tipos de relações e atividades deviam preencher
O trabalho não é tudo na vida. Seus colegas de trabalho não devem ser seus únicos amigos. Programe sua vida como você faria com uma importante reunião de negócios. Nunca diga a si mesmo “Eu vou resolver isso neste fim de semana.” Tenha foco, conclua suas prioridades do dia e vá embora. Responder emails no final de semana é uma boa maneira de desperdiçar o pouco tempo de vida que você tem neste planeta.

É importante concentrar-se em fazer as coisas, mas só é possível uma vez que você remover toda distração a sua volta. Se você tiver problemas para decidir o que fazer, concentre-se apenas em o que não fazer. Diferentes meios, mesmo fim.

Que outros hábitos do que não fazer você adicionaria nesta lista?

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