5 métodos comprovados para aumento de disciplina

6jul - by Filipe - 0 - In Psicologia Saúde

O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo. (Abraham Lincoln)

Ao contrário do que muitos podem pensar, ter disciplina é um comportamento possível de se aprender. Requer prática e repetição na sua rotina diária, mas é  totalmente possível se tonar uma pessoa disciplinada. Para melhorar sua disciplina, teste esses 5 métodos comprovados para ganhar mais controle. Essa lista vai te ajudar a estabelecer sua rotina diária. Melhorar suas disciplina te permitirá viver uma vida mais livre, ajudando a fazer escolhas mais saudáveis ao invés de escolhas baseadas em emoções. Faça uma tentativa! Sua felicidade agradece.

1. Livre-se das tentações: removendo todas as tentações e distrações do seu ambiente é o primeiro e mais importante passo quando você está tentando melhorar sua disciplina. Se você está tentando ter um controle maior sobre sua alimentação, a primeira coisa a se fazer é se livrar da batata ruffles, do chocolates e do refrigerante. Se você quer aumentar o seu foco enquanto trabalha, desligue seu celular e desfaça a bagunça que está na sua mesa. Caso seja necessário, faça download do app SelfControl no seu computador para bloquear os sites que fazem você se distrair – facebook, youtube e até mesmo email – por um período de tempo. Enterre as más influências, esse é o caminho para o sucesso.

2. Coma regularmente e de forma saudável: estudos mostram que baixa taxa de açúcar no sangue enfraquece a determinação de qualquer pessoa. Quando você está com fome, sua habilidade de se concentrar diminui, seu cérebro para de funcionar em seu melhor potencial. Fome torna o ato de focar nas atividades mais difícil, além de nos deixar mal humorados e pessimistas. Você fica muito mais propenso a perder o controle em todas as áreas da sua vida – dieta, exercícios, trabalho, relações pessoais, etc. Para manter-se no caminho, procure estar bem alimentado por todo o dia, busque lanches saudáveis e refeições a cada 3 horas, aproximadamente. Eu pessoalmente gosto de castanhas e frutas desidratadas como banana passa e damasco. Esse tipo de lanche provê doses de proteína e energia necessárias para o dia. Comer regularmente regula os níveis de açúcar no sangue e melhora o processo de tomada de decisões e concentração. Permita o seu cérebro focar nos seus objetivos e prioridades ao invés de ter um estômago roncando o dia inteiro.

3. Não espere, faça: melhorar sua disciplina significa mudar sua rotina, o que pode ser desconfortável e estranho. Charles Duhigg, autor do livro O poder do hábito, já mencionado neste artigo, explica que os hábitos de comportamento estão vinculados a uma parte do cérebro associada às emoções, padrões e memórias. As decisões, por outro lado, estão vinculadas a outra área do cérebro completamente diferente. Quando um comportamento vira hábito, nós paramos de usar nossa habilidade de tomar decisões e entramos no piloto automático. Portanto, quebrar um mau hábito e construir um novo não só requer tomar decisões, como no início parece ser errado, nos sentimos mal por mudar. Nosso cérebro resiste às mudanças a favor de manter o que estava previamente “programado” na nossa cabeça. Neste caso, a solução é abraçar o errado, sim! Ter consciência que levará um tempo para a nova rotina parecer certa, boa e natural. Devemos insistir, uma hora acontece!

4. Programe pausas e premie-se: ter disciplina não significa ter uma atitude radical ou levar a vida como um regime militar. Na verdade, uma postura como essa normalmente acaba resultando em frustração e todo seu esforço para ser mais disciplinado vai ser perdido. Enquanto você pratica auto controle, programe pausas, se dê liberdade, premie-se! Está de dieta? Depois de se esforçar comendo direitinho durante a semana, tome um sorvete no sábado, por exemplo. Está tentando perder peso? Depois de passar a semana na academia, premie-se com uma massagem relaxante a cada 15 dias, por exemplo. Permita-se! Ser disciplinado pode ser uma tarefa difícil, valorize seu esforço!

5. Perdoe-se e siga em frente: assimilar uma nova forma de pensar nem sempre ocorre de acordo como planejamos. Você passará por altos e baixos, momentos de sucesso e fracasso. A chave é seguir em frente. Quando você estiver por baixo, chateado, triste, procure a causa do problema e siga em frente. É fácil ficar preso em sentimentos como culpa, raiva e frustração, mas essas emoções não vão ajudar você a melhorar sua disciplina. Use os obstáculos como experiência para aprender e não cometer os mesmos erros no futuro. Perdoe-se! Quanto mais você demorar para superar esses obstáculos, mais difícil fica manter uma mentalidade positiva para seguir em frente.

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