Onde NÃO investir o seu dinheiro

13jul - by Filipe - 0 - In Educação financeira Negócios Opinião

É injusto que toda a sociedade contribua para custear uma despesa cujo benefício vai a apenas uma parte dessa sociedade. (Adam Smith)

Sabe quando você vai no banco resolver um problema e o gerente fica querendo te empurrar títulos de capitalização? São tantas vantagens que você acaba cedendo. Pois é, não caia nessa! Os bancos trabalham com metas e se uma gerência não alcança essas metas vai ter reunião com a chefia para ouvir bronca, só que isso não é problema seu.

Invista com inteligência

O título de capitalização é uma economia programada de prazo definido, com pagamento único, em parcelas mensais ou periódicas. Durante a vigência do título, o consumidor tem direito de participar de sorteios e, no fim do prazo, resgatar parte ou a totalidade do dinheiro guardado.

Talvez você não saiba, mas esse produto é mais parecido com uma aposta na Mega-Sena do que com uma aplicação financeira.

“A capitalização não é um investimento. É um instrumento de disciplina financeira para juntar dinheiro que, em vez de oferecer rentabilidade, distribui prêmios”, explica o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres. No entanto, ela é diferente da loteria porque, ao final de um determinado prazo, você recebe dinheiro de volta.

“É uma ilusão a promessa que você receberá o dinheiro de volta com correção monetária. Se você não ganhar no sorteio, necessariamente vai perder dinheiro, nem que seja resgatando um valor abaixo da inflação no período”, explica o professor de finanças Valdir Domeneghetti, da Fipecafi.

Como funciona?

Ao adquirir um título de capitalização, uma parte do seu dinheiro vai para o banco distribuir prêmios em um sorteio entre os compradores, e outra para o bolso da instituição financeira, em forma de taxa de administração. Apenas o que sobrou do seu dinheiro, chamado de cota de capitalização, é corrigido todo mês pela Taxa Referencial (TR).

Por que não investir em títulos de capitalização?

Essa taxa (TR) está abaixo da inflação, o que significa que, na verdade, você terá perdido com a valorização do dinheiro no tempo. Você consegue ganhar mais até com a poupança, um investimento que está longe das preferências dos especialistas justamente por render abaixo da inflação, mas que rende a TR mais juros de 0,5% ao mês.

Na dúvida, onde investir?

Investir em títulos de capitalização é uma forma de acumular recursos igual a deixar o dinheiro parado em uma conta corrente ou embaixo do colchão, como ressalta o professor de finanças Joelson Sampaio, da Fecap. “A ideia de que o titulo de capitalização implica disciplina financeira é tão falsa quanto a de que ele é um investimento”, explica.

É possível programar aplicações fixas em investimentos como a poupança ou um fundo DI, que, diferente de um título de capitalização, farão o dinheiro se multiplicar com o efeito dos juros no tempo. “Você precisa encarar o título de capitalização como um jogo de apostas, e não como um investimento para montar sua reserva financeira”, orienta Sampaio.

Referência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *