Vou viajar sozinho. E agora? Parte 2

15jul - by Filipe - 3 - In Opinião Viagem

Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. (Caio Fernando Abreu)

Quando você decide viajar sozinho, no primeiro momento tudo é euforia, sensação de liberdade, o famoso “posso fazer o que eu quiser, a hora que eu quiser”. Mas ai começam as dúvidas: como vou me virar lá? E se eu me perder? E se acontecer alguma coisa comigo?

Isso é normal, quase todo mundo passa por essas “emoções” iniciais. Na semana que você for viajar, já deixe os números dos locais e endereços que você vai se hospedar com parentes ou amigos de confiança, faça um seguro saúde viagem, caso você vá para o exterior (dica muito importante), tire xerox/mande para o seu email do seu passaporte e/ou identidade e sempre deixe em um lugar separado, se você perder seus documentos, as cópias ajudam a preencher boletins de ocorrência, formulários, etc. Separe uma quantia em dinheiro em espécie para levar, nem sempre tem caixa eletrônico perto de onde você vai estar, e ao mesmo tempo, habilite seu cartão de crédito para uso no exterior.

Compre uma doleira (porta dinheiro que fica por dentro da blusa) para guardá-lo, porque dependendo de onde você for viajar, é melhor não deixar dinheiro nos bolsos. Separe uma pasta com as cópias das reservas dos hotéis, passagens aéreas, trens, ônibus, seguro e deixe sempre fácil com você quando for passar por alfândega, fazer checkin´s em aeroportos, hotéis, enfim, deixe essa papelada organizada, porque nem sempre aceitam as informações gravadas no seu smartphone (sim, muitos lugares ainda não aceitam que você apenas mostre o seu celular com o print da reserva, eles querem o papel com tudo escrito, mas estamos evoluindo para o desuso do papel em algumas situações, precisamos crer na humanidade).

Também existem outros acessórios importantes que irão te ajudar em várias viagens: cadeado para malas e armários, e adaptador de tomada universal (na era do smartphone isso vale ouro).

Faça um checklist de tudo o que você realmente vai precisar, o que você já deixou pronto e o que você ainda precisa fazer antes do embarque. Essa organização inicial é essencial para você ficar mais tranquilo e mais confiante antes de viajar sozinho ou até mesmo acompanhado.

Texto do colaborador Alberto Braz

3 thoughts on “Vou viajar sozinho. E agora? Parte 2”

  1. Muito bom o texto!!! Já perdi documentos na primeira semana de viagem e o que me salvou foi ter as cópias, tinha tirado copia colorida de todos os documentos, principalmente passaporte. Sugiro um texto falando sobre como é se hospedar em um hostel viajando sozinho.

    1. Roubaram a minha carteira no metrô de Santiago do Chile, Fábio. Minha sorte é que tinha enviado uma foto dos meus documentos para meu email. Passei perrengue mas deu pra resolver rápido. Ótima ideia sobre o post do hostal. Vou trabalhar nesse conteúdo com o Alberto. Já fiz o Caminho de Santiago na Espanha duas vezes, me hospedei muito nesse tipo estadia.
      Abraços
      Filipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *