22 Fatos incríveis sobre o corpo humano

8set - by Filipe - 0 - In Psicologia Saúde

Falamos não apenas para dizer aos outros o que pensamos, mas para dizer a nós mesmos o que pensamos. O discurso faz parte do pensamento. (Oliver Sacks)

Enquanto nos esforçáramos em cuidar de nossa saúde, existe uma boa chance de nosso organismo nos servir por um longo período de tempo. O corpo humano é realmente incrível. Você vai ficar surpreso com o que o nosso organismo é capaz após essa lista de fatos sobre o nosso corpo.

A intenção aqui é buscar conhecimento sobre o nosso corpo. O auto conhecimento nos leva mais longe. Logicamente um parte disso envolve o corpo e outra a mente. Talvez alguns fatos explique o que você está sentindo, aquela dificuldade em concentrar ou até mesmo aquela preguiça eterna que deixa você improdutivo. Vamos aos fatos:

O cérebro

1. O cérebro não sente dor: o cérebro processa a dor, mas órgão em si não sente nada.

2. O cérebro tem uma grande necessidade de oxigênio: nosso cérebro requer 20% do oxigênio e das calorias que todo nosso corpo exige. O interessante é que o cérebro só pesa 2% do seu peso total.

3. 80% do cérebro é água: daí a importância de se manter hidratado. Sua mente agradece.

4. O cérebro é mais ativo quando você está dormindo.

5. O cérebro funciona com 10 watts: a incrível capacidade computacional do seu cérebro só precisa de 10 watts de força para funcionar.

6. Um Qi mais alto significa mais sonhos: quanto mais esperto você é mais sonhos você tem. (Devo ser pouco espero pois sonho muito pouco rsrs)

7. O cérebro muda de forma durante a puberdade: as mudanças da adolescência são maiores do que a gente pensa, a estrutura do cérebro muda durante essa fase, o que afeta nosso comportamento, como não ter medo do perigo ou agir impulsivamente. (Tá explicado!)

8. O cérebro pode armazenar tudo: tecnicamente, nosso cérebro tem capacidade para armazenar tudo que nós vivemos, vemos, lemos e ouvimos. No entanto, o verdadeiro problema é lembrar – se você consegue acessar essas informações.

9. A informação viaja com velocidades diferentes no nosso cérebro: os neurônios são construídos de forma diferente, com isso a informação viaja por eles com velocidades também diferentes. É por isso que as vezes nós lembramos de alguma informação imediatamente e outras vezes demoramos mais para lembrar.

Sentidos

10. Nosso cheiro é único: a menos que você tenha um irmão gêmeo. Até mesmo bebês reconhecem o cheiro único de suas mães.

11. Humanos tem uma espécie de radar: usamos sons para sentir objetos. É sabido que as pessoas que são cegas possuem essa habilidade mais forte dos que quem enxerga normalmente.

12. Adrenalina nos dá super poderes: sim, em certas situações, podemos levantar um carro, mesmo não sendo halterofilista.

13. Mulheres sentem cheiros melhor do que os homens.

14. O nariz é capaz de lembrar 50 mil tipos de cheiro.

15. Nossa audição piora quando comemos demais: comer muito reduz nossa habilidade de escutar, importante comer de forma saudável e quando estiver satisfeito, pare de comer!

16. O sentido de tempo está na nossa cabeça: a forma percebemos o tempo depende da nossa própria percepção. Dizem que o stress pode ajudar a percebemos uma certa dilatação do tempo. Aparentemente, manipular o tempo não é só para super heróis.

Sistema músculo-esquelético

17. Ossos podem se destruir: é possível que nossos ossos, sem ingestão de cálcio suficiente, se autodestruam.

18. Somos mais alto pela manhã: durante todo o dia, a cartilagem entre os ossos é comprimida, nos deixando cerca de 1 cm mais curtos no final do dia.

19. 25% do nossos ossos estão nos pés: existem 26 ossos em cada pé, o que significa que 52 ossos somando ambos os pés. O corpo humano possui 206 ossos.

20. É preciso mais músculos para franzir a testa do que para sorrir: os cientistas não conseguem chegar em um acordo sobre o número exato, mas mais músculos são necessários para franzir a testa do que para sorrir.

21. Quando você dá um passo, você está usando até 200 músculos: andar utiliza uma grande quantidade de força muscular.

22. A língua é o músculo mais forte do nosso corpo: em comparação ao seu tamanho, a língua é o músculo mais forte. Mas duvido que você vai sair levantando pesos com ela.

Referência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *